O que é Wagyu?

Wagyu é uma raça bovina japonesa famosa por produzir carne de alta qualidade, reconhecida mundialmente por sua textura marmorizada e sabor excepcional. A palavra "Wagyu" se traduz literalmente como "boi japonês".

O gado Wagyu possui uma linhagem ancestral cuidadosamente preservada ao longo dos séculos. Essa raça é conhecida por sua predisposição genética para desenvolver uma quantidade excepcional de gordura intramuscular, também conhecida como marmorização. Essa gordura confere à carne Wagyu uma textura macia e suculenta, além de um sabor rico e distinto.

A criação dos bois Wagyu é caracterizada por práticas peculiares, incluindo dietas especiais e cuidados atenciosos. Os animais são alimentados com rações de alta qualidade, como grãos, feno e até mesmo cerveja, em algumas instâncias. Além disso, os bois são submetidos a massagens regulares e exercícios suaves para ajudar na distribuição da gordura intramuscular.

A carne Wagyu é classificada em diferentes categorias de acordo com seu marmoreio e qualidade. No Japão, existem várias classificações, como as famosas categorias A5, sendo "A" a classificação de marmoreio e "5" a classificação de cor e brilho da carne.

Devido à sua reputação, a carne Wagyu é considerada uma iguaria e é apreciada em todo o mundo. É conhecida por ser suculenta, derretendo na boca e com um sabor único, resultante da combinação de sua marmorização e cuidados no processo de criação. Por essas razões, o Wagyu é frequentemente considerado um dos melhores tipos de carne bovina disponíveis.